Home RBAC 117

Atuação do SNA

A atuação do SNA em relação ao RBAC 117 começou em 2016, antes mesmo de sua implementação, com a ANAC convidando o sindicato para discutir a proposta de regulamento para o gerenciamento do risco de fadiga humana.

No entanto, a pandemia de Covid-19 em 2020, e quase paralisou completamente a aviação mundial, reduziu drasticamente os voos, fazendo com que a percepção de fadiga causada pela aplicação de tal norma não fosse sentida pelos profissionais da área.

Com uma redução de quase 94% (noventa e quatro por cento) das operações das empresas aéreas, muitas delas se mantiveram voando apenas entre as capitais, fazendo apenas os chamados “bate-voltas”, saindo e voltando diretamente para suas bases operacionais. Muitos profissionais da área conseguiram se manter empregados através dos mais de 60 (sessenta) Acordos Coletivos de Trabalho que foram negociados pelo sindicato para redução de jornada e salários, tendo como contrapartida a estabilidade de emprego. Outros tiveram seus contratos restringidos e vêm sendo recontratados ao longo dos últimos anos de recuperação nesse mercado que está em amplo crescimento, não somente relacionado aos patamares prévios à pandemia. Por essa razão, somente a partir de 2022 e 2023, que foi possível perceber os elevados níveis de fadiga após a implementação do RBAC 117.

Confira a linha do tempo abaixo

Momento Atual

A minuta de revisão do RBAC 117 proposta pela SPO e os votos apresentados pela ANAC, por meio do Diretor-Relator do processo (documento 10082126), o sr. Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, e o Diretor-Presidente interino da Anac, o sr. Tiago Sousa Pereira mantêm inconstitucionalidades e ilegalidades, aumentando os limites de horas de voo e jornada de trabalho, o que agrava os riscos relacionados à fadiga.

A Anac abriu consulta pública para que a sociedade contribua com sugestões para a atualização do RBAC 117. O SNA convoca os aeronautas a participarem desta consulta através do link: https://sistemas.anac.gov.br/NovoAudPub/Contribuicao/ManterContribuicao?idAudiencia=2257

Assista à live de esclarecimentos sobre a proposta de revisão do RBAC 117

YouTube player

Assista à live de atualização e análise da emenda de revisão do RBAC 117

YouTube player

Clique na imagem abaixo e acesse o documento com a análise da emenda de revisão do RBAC 117

Pesquisas e estudos internacionais sobre a fadiga:

Participe da audiência pública sobre o RBAC 117

O SNA convoca os aeronautas a participarem da audiência pública da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre a revisão do RBAC 117, que trata do gerenciamento de fadiga, no dia 28 de junho, às 14h. Na ocasião, o SNA apresentará o abaixo-assinado pela revogação e/ou alteração do RBAC 117.

Haverá transporte gratuito no trajeto Aeroporto – Hotéis – Anac. Preencha o formulário e confirme sua presença através do link:

Notícias relacionadas

SNA faz esclarecimentos sobre revisão do RBAC 117 e reforça convocação para audiência pública nesta sexta (28), às 14h, na sede da Anac

RBAC 117: SNA faz live nesta segunda (24), às 18h, para atualizações e análise da proposta de revisão da Anac

SNA se reúne com a Codemat do MPT, nesta segunda (24), para tratar da audiência pública sobre o RBAC 117

SNA convoca aeronautas para audiência pública sobre o RBAC 117, na sede da Anac, em Brasília, dia 28 de junho, às 14h; compareça uniformizado

Em apoio aos aeronautas, SNTPV se manifesta contra a proposta da Anac de revisão do RBAC 117

RBAC 117: SNA recebe apoio de dirigentes sindicais da USO Wamos e do SEPLA, da Espanha

SNA se manifesta contra a revisão do RBAC 117, em nome da segurança de voo e da ilegalidade da proposta da Anac

Deputado apresenta requerimento de audiência pública na CTRAB para discutir a fadiga dos tripulantes

SNA defende mudanças no RBAC 117 para mitigar a fadiga dos tripulantes em oficina participativa com a Anac e empresas aéreas

SNA apresenta ao MPT atuações referentes ao RBAC 117, que trata do gerenciamento de fadiga dos aeronautas

SNA reforça necessidade de mudanças no RBAC 117 em audiência pública sobre fadiga dos tripulantes