O SNA convoca todos os pilotos e comissários que puderem a comparecer ao Senado Federal nesta terça-feira (5) para, junto à diretoria do sindicato, tentar convencer os parlamentares da necessidade de incluir a categoria entre as que têm direito a aposentadoria especial decorrente da periculosidade.
Haverá serviço de vans gratuito para os tripulantes, saindo às 13h do aeroporto e passando por hotel Ibis (13h10) e hotel Jade Blue Tree (13h30).
Uma proposta de lei complementar para tratar do assunto foi apresentada pelo senador Eduardo Braga, conforme acordo com o Executivo, e existe a expectativa de que a tramitação seja rápida, já que o governo depende disso para que a Reforma da Previdência possa ser promulgada.
O presidente do SNA, comandante Dutra, teve encontro com o senador Paulo Paim, um dos responsáveis pelo acordo que possibilitou essa discussão da periculosidade nas aposentadorias especiais via lei complementar, nesta segunda-feira (4), no aeroporto de Porto Alegre.
Além desta conversa, o SNA aguarda a categoria para fazer a interlocução com os senadores nesta terça-feira, de forma a conscientizá-los para garantir esse direito aos aeronautas.
Vale lembrar que, além da periculosidade que será tratada nesse projeto de lei, outras características inerentes à profissão do aeronauta como ruído, pressão atmosférica, temperatura, vibração, qualidade do ar e contaminação biológica, entre outros fatores, produzem efeitos nocivos ao corpo que justificam a concessão do benefício da aposentadoria especial.
Compareça ao Senado nesta terça. Participe e faça sua parte.