O SNA acordou com a Infraero e a Polícia Federal a disposição de novas regras com o objetivo de melhorar o trânsito dos tripulantes no aeroporto de Congonhas entre áreas remotas e fingers.
As partes acordaram que será permitida a movimentação de tripulantes a serviço das posições remotas para os fingers, e vice-versa, utilizando o transporte de veículos próprios para esse fim, com acesso pela escada externa das pontes de embarque.
Os tripulantes deverão considerar que:
1. O trânsito pela escada externa será exclusivo de tripulações uniformizadas e identificadas saindo de uma aeronave em que eram titulares do voo e prosseguindo a outra em que serão também a tripulação titular;
2. O trânsito será realizado por vans próprias de cada empresa;
3. Fica estabelecido que as empresas concordam que:
a) A escada externa da ponte de embarque foi concebida como acesso para rota de fuga e como acesso técnico para o operador da ponte somente;
b) A escada externa da ponte já vem sendo utilizada diferentemente da sua proposição inicial para transporte de bagagens retidas no portão;
c) A escada não possui dimensões e proteções adequadas para circulação da tripulação, considerando ser uma escada tipo industrial, o que pode dificultar o acesso por tripulantes calçando sapatos de salto etc;
d) Em condições de chuva, a escada não provê cobertura, não sendo recomendado fazer o percurso com calçados inapropriados.
O SNA destaca que esse privilégio será concedido apenas aos tripulantes em serviço e que estejam devidamente uniformizados e identificados.
Estas medidas ajudarão a otimizar o trânsito dos tripulantes, reduzindo o tempo de deslocamento entre aeronaves e reduzindo o fluxo dos tripulantes nas salas de embarque e desembarque.
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