O SNA enviou ofício ao setor de segurança do Aeroporto de Guarulhos solicitando a regularização dos procedimentos adotados pelo Terminal 1, para que os aeronautas passem a utilizar o embarque exclusivo da tripulação, independentemente de portarem cartão de embarque.
O sindicato recebeu denúncias de que os aeronautas da Avianca, Latam e Gol, quando da utilização do Passe Livre, estão tendo dificuldades em entrar no setor de embarque pelo Terminal 1 quando não possuem o cartão de embarque.
Recentemente, já havia sido enviado ofício relativo a situação semelhante no Terminal 2, em que os aeronautas da Azul estavam tendo dificuldade em usufruir do embarque exclusivo no Terminal 2, sob justificativa de que naquele terminal não existem voos da companhia.
Ocorre que o Passe Livre é concedido pelas empresas de linha aérea regular aos tripulantes empregados de todas as companhias.
A Resolução 207 da Anac, no item autorização para tripulantes, também prevê que os tripulantes podem ser incluídos como pessoas autorizadas.
Por fim, dentre as regras de utilização do Passe Livre, não há a obrigatoriedade do cartão de embarque, de modo que os tripulantes, devidamente uniformizados e identificados, podem ter total acesso ao setor de embarque, independentemente deste documento, sendo este o procedimento adotado por todos os aeroportos do país.
O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-
Via Whatsapp: 21 98702-6770