A convite da Anac, o SNA participou de reunião de trabalho da Superintendência de Ação Fiscal da agência, na segunda-feira (16), em que foi tratado o tema da aviação clandestina no táxi aéreo tanto transporte de passageiros como manutenção de aeronaves sem autorização.
A agência destacou ser fundamental uma parceria com o SNA para trazer empresas e tripulantes para a legalidade.
Por sua vez, o SNA fez apresentação sobre como vem buscando uma maior aproximação com os tripulantes que atuam na atividade de táxi aéreo, com trabalho de conscientização para eliminar os serviços clandestinos e a regularizar os contratos de trabalho.
– Voe Seguro
A Anac disponibiliza em seu site a ferramenta virtual Voe Seguro Táxi Aéreo (https://sistemas.anac.gov.br/
Também é possível checar as informações via app para celular. Saiba mais: https://bit.ly/2KOUNvB.
Trata-se de um sistema de consulta para contratação segura de serviços de táxi-aéreo, em que qualquer pessoa pode checar previamente informações sobre empresas autorizadas pela Anac e aeronaves aptas a serem utilizadas nos voos.
O SNA ressalta a importância da ferramenta, que além de coibir o táxi aéreo clandestino corrobora as demais medidas adotadas pelo sindicato no sentido de formalizar a relação de emprego existente entre os aeronautas e as pessoas para as quais esses profissionais prestam serviços.