SNA questiona a Azul sobre descumprimento do RBAC 121 durante paradas intermediárias e notifica a Anac
14 de novembro de 2024
O SNA encaminhou ofício à Azul Linhas Aéreas, questionando a empresa sobre o descumprimento das normas previstas no RBAC 121.393, que regula a posição de comissários ou pessoas qualificadas a bordo durante paradas intermediárias.
Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/3Z4BH8T
O sindicato apurou que a Azul tem adotado práticas que colocam em risco a segurança da aeronave e de seus ocupantes, ao deslocar comissários para o corredor da aeronave, deixando a seção traseira desguarnecida.
A seção traseira, especialmente em paradas intermediárias, deve ser mantida sob vigilância constante, pois em casos de emergência, como evacuação ou desembarque rápido, é crucial que um comissário esteja posicionado na área para agir imediatamente. Em situações de despressurização, incêndio ou outras emergências, a falta de um comissário nessa seção pode resultar em falhas no processo de evacuação e risco iminente à segurança dos passageiros.
Desta forma, o SNA requereu que a Azul cesse a prática de deixar desguarnecida a seção traseira da aeronave nas paradas intermediárias e ajuste seus procedimentos para garantir que as normas de segurança sejam seguidas.
O SNA também notificou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre o tema e solicitou à agência reguladora que intervenha junto à empresa para que cumpra o que prevê o regulamento.
Leia o ofício enviado à Anac: https://bit.ly/3YLg0JH
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!