SNA requer posicionamento da Anac sobre irregularidades na reprogramação de jornada pela Azul
10 de outubro de 2024
O SNA enviou um ofício à Anac nesta quarta-feira (9) requerendo providências em relação às normas de reprogramação e atraso na programação previstas no RBAC 117, as quais estariam sendo desrespeitadas pela Azul Linhas Aéreas.
Os tripulantes relataram ao SNA que a empresa está reprogramando deliberadamente a jornada antes do seu início e atrasando a programação sem respeitar a antecedência estipulada, desvirtuando o conceito de reprogramação.
Segundo o RBAC 117, a reprogramação da jornada só pode ocorrer após o seu início e deve respeitar limites rigorosos, como não ultrapassar quatro horas a mais que a jornada original, respeitar o máximo de horas de voo e exigir que todos os tripulantes se declarem aptos.
Alterações na jornada ou no horário de apresentação sem a devida gestão podem resultar em períodos prolongados de vigília, aumentando o risco de fadiga. O uso indiscriminado desses mecanismos, como vem sendo realizado pela empresa, com programações diferentes das previamente estabelecidas, é inadequado e representa uma completa distorção da norma por parte da empresa.
Diante disso, o SNA requer um posicionamento da Anac sobre essas questões.
Leia o ofício enviado à Anac: https://bit.ly/400sWgW
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!