SNA solicita à Gol que cesse prática de desvio de função dos comissários para auxiliar no desembarque
12 de abril de 2024
O SNA encaminhou ofício à Gol Linhas Aéreas solicitando que a empresa pare de atribuir aos comissários de voo a função de desembarque de passageiros.
Leia o ofício na íntegra: https://bit.ly/3Q13Vwx
O sindicato tomou conhecimento de que a empresa começou a aplicar o procedimento previsto em seu Manual Geral de Operações, que permite a liberação de desembarque de passageiros diretamente pela tripulação na falta do funcionário responsável pela tarefa.
Ocorre que os comissários de voo já possuem uma série de responsabilidades relacionadas à segurança de voo e dos passageiros e o acúmulo com outras funções pode comprometer o bom desempenho dessas responsabilidades, colocando em risco a segurança de passageiros e tripulação.
Além disso, os comissários podem não estar equipados ou treinados para lidar com a logística do desembarque, resultando em atrasos e congestionamentos nos corredores da aeronave e nas áreas de desembarque.
Outro ponto importante é que, ao desempenhar funções adicionais, os comissários podem ficar sobrecarregados, especialmente em voos com grandes números de passageiros ou situações de emergência.
Ademais, o desembarque de passageiros pode ser considerado um procedimento crítico, que requer treinamento específico, especialmente devido ao tráfego de pessoas na área de operações de aeronaves.
Desta forma, o SNA solicitou à Gol que cesse a prática de desviar a função dos comissários de voo para auxiliar no desembarque e reveja a disposição do Manual de Gerenciamento de Operações. O sindicato também solicitou um posicionamento da empresa sobre o tema o mais breve possível.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!