Home Notícias SNA solicita reuniões com autoridades para tratar sobre possível interferência de empresas brasileiras na greve dos tripulantes argentinos

SNA solicita reuniões com autoridades para tratar sobre possível interferência de empresas brasileiras na greve dos tripulantes argentinos

25 de setembro de 2024

Compartilhe...

O SNA encaminhou ofícios ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e aos ministérios do Trabalho e Emprego e de Portos e Aeroportos, solicitando reuniões para tratar de uma possível interferência de empresas aéreas brasileiras na greve dos tripulantes da Aerolíneas Argentinas.

O SNA recebeu com preocupação os relatos da APLA (Associação de Pilotos de Linha Aérea e a AAA (Associação Argentina de Aeronavegantes), que representam pilotos e comissários daquele país, sobre as ações do governo argentino que configuram ameaça ao direito de greve e à liberdade sindical.

Entre as medidas adotadas estão demissões de sindicalistas e imposição de restrições ao direito de greve, além da negociação, por parte do governo da Argentina, com empresas aéreas brasileiras e estrangeiras, com o objetivo de que essas companhias assumam as operações da Aerolíneas Argentinas, o que configura uma prática antissindical que pode ter consequências diretas para os direitos trabalhistas e sindicais no Brasil.

O SNA reforça que o envolvimento de empresas aéreas brasileiras na prática conhecida como “cabotagem” pode trazer consequências aos trabalhadores da aviação no Brasil. Além disso, esse envolvimento compromete a integridade dos princípios fundamentais da Constituição Federal, da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e de convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), das quais o Brasil é signatário.

Desta forma, o SNA solicitou reuniões com MPT, MTE e Ministério de Portos e Aeroportos para apresentar as considerações sobre o tema e discutir os impactos que a situação na Argentina pode ter para os trabalhadores brasileiros. O sindicato também se colocou à disposição para buscar soluções conjuntas que garantam o respeito à liberdade sindical e aos direitos trabalhistas na região.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!