Home Notícias STF mantém sigilo sobre investigações de acidentes aéreos em julgamento de ação direta de inconstitucionalidade

STF mantém sigilo sobre investigações de acidentes aéreos em julgamento de ação direta de inconstitucionalidade

19 de agosto de 2024

Compartilhe...

O STF (Supremo Tribunal Federal) conclui a votação da ação direta de inconstitucionalidade 5667/2017 e manteve o sigilo nas investigações de acidentes aéreos no Brasil. A referida ADI questiona dispositivos do CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica), na redação dada pela Lei 12.970/14.

A decisão da suprema corte vai ao encontro do que o SNA defende, ou seja, manutenção do texto original da Lei 12.970/14, tendo em vista que o acesso público a todas as informações é prejudicial às investigações dos acidentes aéreos e vai na contramão do que é determinado pelo Anexo 13 da Convenção Internacional da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional), por onde o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) embasa as investigações.

O SNA entrou na ação como “amicus curiae”, que significa uma pessoa, entidade ou órgão com interesse em uma questão levada a discussão no Judiciário, que pode auxiliar o tribunal oferecendo esclarecimentos sobre questões essenciais ao processo.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!