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Descanso Controlado no Cockpit
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Apêndice B, Tabela B.3

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Assunto: Descanso Controlado no Cockpit

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Item: Apêndice B, Tabela B.3

Tipo de Contribuição: Inclusão

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Incluir item Item B117.13 Limites de jornada e de tempo de voo em operações com tripulação composta ou de revezamento.

B117.13 (XX) - Procedimentos para Descanso Controlado no Cockpit -

Sugestão de texto:

Alternativa 1 - O descanso controlado no cockpit é uma mitigação eficaz da fadiga para as tripulações de voo. Ele não deve ser usado como uma ferramenta planejada, mas usado em conjunto com outras contramedidas de fadiga, conforme necessário.

O uso de descanso controlado no cockpit deve resultar em um relatório de fadiga para permitir que o processo GAGEF ou em seu SGSO (conforme aplicável) avalie se as estratégias de mitigação existentes são adequadas.

Destina-se a ser utilizado apenas durante as fases de baixa carga de trabalho do voo (por exemplo, durante o voo de cruzeiro) em momentos em que não interfere nas tarefas operacionais necessárias.

Não deve ser usado como método para estender os períodos de serviço da tripulação.

Os procedimentos para o descanso controlado no cockpit devem ser publicados e incluídos no programa de treinamento de fadiga.

Nota: Vide em IS117-XXX, os procedimentos para descanso a bordo controlado. Cada operador deve trabalhar com seu regulador para definir os procedimentos apropriados, conforme aplicável.

Alternativa 2 - O descanso controlado no cockpit é uma oportunidade para um membro da tripulação de voo obter descanso durante um voo. Os membros da tripulação de voo devem estar aptos para o serviço, confome item 117.21 no momento em que se apresenta para um período de serviço de voo, pois não há garantias de que será possível obter descanso controlado durante o voo.

Justificativa
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A orientação da International Federation of Airline Pilots’ Associations (IFALPA), item IFALPA fatigue Conter measure policy, p. 2 que entende pelos benefícios do descanso controlado a bordo, mas ressalva que este procedimento não pode ser planejado antes do voo, nunca pode ser usado para estender os limites de trabalho, ser computada como parte de um período de descanso para fins de cálculo nas limitações de tempo de voo, ou utilizado como substituição ao aumento da tripulação Disponível em: https://ifalpa.org/media/2050/12hupbl03-fatigue-management-information-update.pdf

É considerado uma boa prática na indústria e de acordo com estudos da NASA melhora a eficiência do piloto e pode ser usado como contramedida.

Disponível em:

https://ntrs.nasa.gov/citations/20190033983

https://flightsafety.org/wp-content/uploads/2018/11/Controlled-Rest.pdf

https://ntrs.nasa.gov/api/citations/20190033983/downloads/20190033983.pdf