SNA questiona a Latam sobre não realização de exame audiométrico nos comissários; empresa responde
27 de março de 2025
O SNA solicitou esclarecimentos à Latam Airlines Brasil sobre a não realização do exame audiométrico nos comissários da empresa. Segundo relatos, o referido exame deveria ter sido realizado junto com o periódico, o que não ocorreu.
O sindicato reforça que, tendo em vista que os aeronautas sofrem exposição a níveis de pressão sonora elevados, a realização do exame audiométrico é essencial para o acompanhamento da saúde ocupacional, conforme estabelecido pela NR 7 (Norma Reguladora nº 7), do Ministério do Trabalho.
Desta forma, o SNA solicitou à Latam esclarecimentos sobre o tema e informações se houve alteração nos procedimentos realizados no exame periódico dos comissários.
Em sua resposta, a empresa afirmou que implementou o exame de imitanciometria para substituir a audiometria. Segundo a Latam, o novo exame atua no início de um problema do ouvido, enquanto a audiometria avalia o final, que é a perda auditiva já instalada.
A Latam afirmou ainda que o novo exame evita que qualquer doença, se diagnosticada, se torne crônica. Além disso, de acordo com a companhia, os casos crônicos serão acompanhados pela equipe de fonoaudiólogas e por médico especialista do plano de saúde.
O SNA reforça que, caso haja qualquer divergência entre as informações prestadas pela empresa e a realização dos exames, os aeronautas podem e devem entrar em contato com o sindicato.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!