SNA e Ifalpa fazem alerta sobre a situação dos pilotos da Latam Paraguai

2 de junho de 2022

Em comunicado publicado no dia 29 de maio, a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) faz um alerta sobre a deterioração da situação trabalhista dos pilotos da Latam Paraguai, que estão sendo intimidados e incentivados pela empresa a se desassociar do SAT Paraguai (Sindicato de Aeronavegantes de TAM Mercosur), entidade sindical que representa os pilotos da Latam Paraguai.

De acordo com denúncias, a companhia estaria privilegiando os pilotos que não fazem parte do sindicato, em detrimento dos que são associados, fazendo com que a associação esteja à beira da extinção, por não contar com número mínimo de associados determinado por lei.

O texto, publicado durante a 76ª Conferência Anual da Ifalpa em Singapura, da qual o SNA participou e também representou o Paraguai, ressalta que a liberdade de expressão e de associação para formar sindicatos e se engajar em negociações coletivas são garantidas pelas Convenções 87 e 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificadas pelo governo paraguaio.

Assim, a Ifalpa e o SNA esperam que os direitos dos pilotos sejam respeitados e que a Latam Paraguai cesse imediatamente sua campanha de intimidação contra seus pilotos que querem apenas exercer o direito à liberdade de expressão e de associação.

Veja a íntegra do documento: https://tinyurl.com/yx8pum76

Lembramos que todos os associados ao SNA são também representados pela Ifalpa. Para obter acesso ao Ifalpa Hub, envie um e-mail para ifalpa@aeronautas.org.br informando nome completo e CPF.

Saiba mais em: https://tinyurl.com/sna-ifalpa

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052