Após reunião com SNA, Infraero informa procedimentos sobre busca pessoal, apresentação de documentos e acesso às ARS pelos tripulantes

12 de maio de 2023

A Infraero encaminho ofício ao SNA em resposta aos questionamentos feitos pelo sindicato acerca de problemas enfrentados pelos aeronautas nos aeroportos administrados pela empresa.

Leia o ofício da Infraero: https://bit.ly/3W1h3mM

Em reunião realizada no dia 28 de abril, o SNA apresentou alguns problemas ocorridos nos aeroportos administrados pela Infraero, além das inspeções aleatórias em tripulantes: exigências de CHT impressa e impedimento de acesso às ARS pela sala de embarque.

A Infraero reforçou que o procedimento de busca pessoal aleatória em tripulantes não está prevista em normativo AVSEC, conforme Nota Técnica da ANAC e, portanto, não é aplicável.

Sobre a exigência da documentação dos tripulantes, a empresa afirmou que a apresentação do CHT Digital pode ser feita pelo aplicativo “gov.br” e pela plataforma da Anac, porém a diferença de procedimento que se faz necessária é que, caso o aeronauta apresente o CHT Digital pela plataforma da Anac, mantém-se a obrigatoriedade de apresentação de documento oficial com foto.

Referente ao acesso dos aeronautas às ARS, a Infraero informou que o mesmo é permitido pela entrada de funcionários e/ou de passageiros, desde que haja a apresentação da documentação exigida e comprovação da necessidade de acesso para embarque em aeronave ou outra finalidade de serviço.

A Infraero afirmou ainda que reforçou a orientação para suas equipes de segurança, de modo que as mesmas apliquem os procedimentos corretos nos aeroportos administrados pela empresa.

Sobre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o sindicato está aguardando o agendamento de reunião para tratar dos problemas enfrentados pelos tripulantes. Da mesma forma, o Aeroporto de Brasília já foi oficiado.

O SNA reforça que, em caso de dificuldades nos aeroportos, os tripulantes devem entrar em contato com o sindicato.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052