Aviação Regular: reporte sobre a segunda rodada de negociações para renovação da CCT

19 de setembro de 2023

YouTube player

O SNA se reuniu com o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) nesta terça-feira (19), para dar continuidade às negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular.

Nesta reunião as empresas trouxeram uma proposta para os itens econômicos, com a reposição integral do INPC, mais 1% de aumento real a serem aplicados no piso salarial, salário fixo e variável (horas/quilômetros), diárias nacionais, vale alimentação, seguro, além da multa por descumprimento da CCT. O Snea também propôs que este reajuste, excepcionalmente, já seja aplicado nos salários de outubro, pagos em novembro.

O SNA irá acionar os economistas do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), para que sejam verificados os efeitos desta antecipação nos salários dos tripulantes.

Com relação às diárias internacionais, o nosso pedido permanece que as diárias praticadas sejam reajustadas pelo índice inflacionário dos EUA. Porém, as empresas trouxeram a proposta de reajustar somente alguns pisos contidos na CCT, o que não atende a reivindicação.

Sobre a cláusula do Early Start (programações logo cedo que não configuram madrugadas), até momento há um compromisso das empresas para que essas apresentações não ultrapassem três dias consecutivos. A discussão ainda permanece sobre o horário de apresentação após esse tipo de programação.

As empresas apresentaram uma cláusula denominada “apontamento voluntário de preferência de escala”, que ainda será analisada pelo sindicato.

O SNA solicitou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (22) em razão da proposta de reajuste antecipado.

O histórico das negociações pode ser acompanhado através do link: https://aeronautas.org.br/cct-aviacao-regular-2023-24

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!