Home Notícias CCT regular: Proposta do Snea é rejeitada; SNA convoca aeronautas para assembleia de deflagração de greve

CCT regular: Proposta do Snea é rejeitada; SNA convoca aeronautas para assembleia de deflagração de greve

9 de dezembro de 2022

Em votação realizada online, os aeronautas da aviação regular rejeitaram a segunda proposta do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23, com 68,08% de votos contrários, 31,14% de votos favoráveis e 0,78% de abstenções. Participaram da deliberação 6.172 votantes.

Íntegra da proposta rejeitada: https://tinyurl.com/bdhebbnz  

Veja como foi a live de apresentação do resultado: https://tinyurl.com/ywxuh6w9  

Com isso, o SNA convoca os aeronautas associados da aviação regular para Assembleia Geral Extraordinária de Greve, que será realizada presencialmente, conforme determina o Estatuto do Sindicato, no dia 15 de dezembro de 2022, com primeira chamada às 13h30 e segunda chamada às 14h, na sede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, São Paulo.

Edital de convocação: https://tinyurl.com/5ywe75xe  

A pauta de reivindicações dos aeronautas tem como pleito a correção das perdas inflacionárias em todos os itens econômicos e aumento real, haja vista o momento econômico positivo das empresas. Além disso, contém a manutenção na íntegra do texto vigente e melhorias nas condições de trabalho, tais como não ser computado no repouso do tripulante o tempo de deslocamento durante o pernoite.

Desde o início das negociações as empresas não se mostraram dispostas a atender às reivindicações da categoria.

A primeira proposta do Snea, rejeitada com quase 90% dos votos, atrelava o reajuste salarial pelo INPC à pauta de interesse patronal, como a venda voluntária de folga e a utilização dos dias destinados à ensino a distância para programação de voo.

Na segunda proposta, também rejeitada pelos aeronautas, as empresas admitem conceder o reajuste pelo INPC em todos os itens econômicos, exceto diárias internacionais, além de assegurarem o serviço de hotelaria quando, na execução de escala, os limites de tempo em solo forem excedidos. Também especificaram regramento para antecipação do Passe Livre e propuseram a utilização de sábados, domingos e feriados para o início do gozo das férias. No entanto, os tripulantes entenderam que esta proposta não atende às expectativas e pouco versa sobre a pauta da categoria.

Por esse motivo, o SNA convoca todos os tripulantes para a Assembleia Geral Extraordinária que irá deliberar sobre a deflagração de greve da categoria e todos os seus regramentos. Compareça!

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052