Home Notícias Em audiência na Anac, SNA reforça necessidade de alterações na emenda de revisão do RBAC 117

Em audiência na Anac, SNA reforça necessidade de alterações na emenda de revisão do RBAC 117

28 de junho de 2024

O SNA participou, nesta sexta-feira (28), da audiência pública sobre a revisão do RBAC 117, realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil, e reforçou a necessidade de mudanças na emenda de revisão do regulamento apresentada pela agência.

Assista a audiência na íntegra: https://www.youtube.com/live/QDhZZ3XJsR8

Durante a audiência, o sindicato, representado por seu diretor presidente, Henrique Hacklaender, apresentou suas considerações a respeito do sistema de reporte de fadiga, destacando que a Anac toma suas decisões baseado no número de reportes, no entanto, os aeronautas não realizam os reportes com receio de represálias por parte das empresas. O reporte de fadiga, portanto, não pode ser considerado um fator mitigador.

O presidente do SNA ressaltou ainda que a emenda de revisão do regulamento levou em conta apenas o tempo de jornada, mas não a quantidade de horas de voo, já que atualmente os tripulantes passam boa parte do tempo à disposição da empresa em solo.

A revisão do RBAC 117 aumenta apenas a jornada de trabalho, mas não traz nenhuma trava para os tempos em solo. A produtividade, de acordo com Hacklaender não está atrelada ao regulamento, mas sim à formulação das escalas, que são extremamente mal gerenciadas. Outro ponto destacado foi o fato de a Anac ter apenas copiado a regulação existente em outros países com relação à jornada, mas não fez o mesmo com relação ao tempo de descanso e às folgas dos tripulantes. 

O horário de apresentação dos aeronautas também foi abordado pelo presidente do SNA. Atualmente não se leva em consideração o deslocamento dos aeronautas para suas apresentações. O tripulante gasta entre uma e duas horas para se deslocar. Desta forma, não adianta se falar em horas de jornada sem determinar onde realmente a jornada começou.

Mobilização

Antes da audiência, os aeronautas realizaram uma mobilização no Aeroporto Internacional de Brasília, para chamar a atenção de usuários da aviação e da sociedade em geral sobre os riscos para a segurança de voo caso a revisão do RBAC 117 permaneça como está. Durante a mobilização foi feito o funeral simbólico da segurança de voo.

O SNA agradece a todos os aeronautas que participaram da mobilização e da audiência pública. Em breve o sindicato disponibilizará um guia para participação na Consulta Pública da Anac sobre a revisão do RBAC 117.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!