Gol: desdobramentos das reuniões com a empresa sobre as demandas dos aeronautas
3 de setembro de 2024
O SNA realizou uma série de reuniões com a Gol Linhas Aéreas, para discutir diversas demandas dos aeronautas. Foram tratados os seguintes temas:
– Problemas com cobranças no cartão de diárias internacionais. Além de da dificuldade de ser aceito em milhares de estabelecimentos, é cobrada uma taxa de saque e sem estorno aos aeronautas, descumprindo assim o que determina a legislação sobre pagamento de diárias de alimentação internacionais.
A Gol informou que já abriu um processo interno de busca e pesquisa por outra operadora que atenda aos requisitos legais (regra da CCT em vigor) e não cobre taxa de saques.
– Garantia de previsibilidade quanto ao pagamento da indenização decorrente da invasão das folgas.
A empresa afirmou que criou uma automação em casos de invasão do horário de início da folga em mais de 12 horas do início previsto e enviara automaticamente um e-mail até o dia 30 de cada mês ao tripulante elegível, validando o lançamento do valor a receber na próxima folha de pagamento.
A Gol se comprometeu a validar pontualmente os casos de divergências após a abertura de chamado, o identificando e efetuando o pagamento no dia 15.
– Diárias de alimentação de cursos on-line em período integral.
A Gol se comprometeu a ajustar os cursos para garantir o pagamento das diárias e em caso de divergência futura, o colaborador deve registrar solicitação através de chamado.
– PPR dos dispensados.
O comunicado da data de pagamento do PPR para os aeronautas desligados foi feito no dia 29 de julho, com a ressalva sobre a necessidade de aviso pelos ex-funcionários dos dados em caso de mudança de conta corrente.
– Leitura obrigatória do Gol Docs com prazo determinado e sanções.
O SNA está em tratativas com a empresa sobre o tema, tendo em vista que toda situação de trabalho deve prever horário determinado e publicado em escala, ou estar previsto em ACT.
O SNA reforça que os tripulantes podem e devem informar ao sindicato em caso do não cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!