Ifalpa pede adoção de cultura de segurança positiva na aviação mundial

16 de dezembro de 2021

Em artigo publicado nesta quinta-feira (16), a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) defendeu a necessidade de a aviação internacional adotar uma cultura de segurança positiva genuína.

A entidade ressalta que isso deve incluir relatórios de segurança não punitivos associados e sistemas de coleta de dados, juntamente com investigações de segurança imparciais, formando elementos essenciais de um sistema de gestão de segurança.

Assim, a Ifalpa apoia fortemente o desenvolvimento de formas transparentes de políticas e procedimentos de denúncia não punitivos e voluntários, como alicerce para estabelecer e manter uma cultura de segurança positiva.

O texto lembra que a aviação comercial é geralmente considerada segura. No entanto, deve ser compreendido e aceito que a aviação é um sistema complexo e sensível à segurança. Quando um sistema perde a capacidade de gerenciar mudanças ou eventos inesperados em tempo hábil, podem ocorrer incidentes ou acidentes graves.

Veja íntegra do position paper da Ifalpa: https://tinyurl.com/4x7xkarw

Lembramos que todos os associados ao SNA têm o direito de se associarem à Ifalpa sem nenhum custo. Para isso, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo e CPF.

Saiba mais em: https://tinyurl.com/sna-ifalpa

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store