Prazo para responder pesquisa da Fiocruz termina nesta quarta (15); participe

14 de março de 2023

O prazo para os aeronautas responderem a pesquisa da Fiocruz “Síndrome Aerotóxica: Um problema de saúde pública? O estado da arte e das práticas no Brasil” termina nesta quarta-feira (15).

A pesquisa, totalmente anônima, é voltada exclusivamente para os aeronautas da aviação regular e tem como objetivo realizar um levantamento sobre o conhecimento dos profissionais a respeito do tema e das práticas adotadas em relação à Síndrome Aerotóxica na saúde dos aeronautas do serviço do transporte aéreo público regular no Brasil.

Para responder o questionário, acesse o link: https://redcap.link/enspfiocruz_saerotoxica

O SNA reforça a importância da participação dos aeronautas na pesquisa, por tratar-se de um tema relacionado à saúde dos tripulantes e à segurança de voo. Lembramos que a pesquisa é totalmente anônima.

O que é a Síndrome Aerotóxica (Aerotoxic Syndrome)?

Segundo diversas publicações, “Síndrome Aerotóxica” foi o nome sugerido para designar diversos sintomas agudos e/ou crônicos, decorrentes da exposição a agentes tóxicos, que sob certas condições, podem estar presentes no ar da cabine das aeronaves, podendo causar aumento da frequência cardíaca, câncer, convulsão, desorientação, dificuldades respiratórias, vômito, erupção cutânea, irritação nos olhos, irritação no nariz, náuseas, palpitações, perda de equilíbrio, prurido (coceira), tremores, vertigem, sensação de intoxicação, entre outros agravos à saúde.

Ainda sem grande repercussão no Brasil, a “Síndrome Aerotóxica” já é tema de estudos em vários países. Nesse aspecto, a Icao (Organização de Aviação Civil Internacional) já publicou documentos, entre eles a  (Cir. 344/AN-202, 2015),  destacando a importância da realização de treinamento para prevenir, identificar, combater e registrar os casos de contaminação do ar da cabine por gases tóxicos, pois o fenômeno, denominado de Fume Events, (eventos de vapores, odores entre outros) nem sempre perceptível e/ou visível a olho nu,  pode colocar em risco a segurança de voo quando afeta a saúde dos trabalhadores.

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