Segurança aérea: posicionamento do SNA sobre incidentes no Aeroporto de Florianópolis

21 de julho de 2023

Em vista dos dois últimos incidentes ocorridos no mês de julho no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, o SNA vem a público esclarecer alguns pontos importantes.

Nesta sexta-feira (21), um avião da FAB sofreu uma avaria no aeroporto, interferindo temporariamente nas atividades e voos programados para o dia e, no último dia 13, o aeroporto teve seus voos cancelados devido a um incidente envolvendo uma aeronave da Latam.

Nestes dois episódios, assim como em qualquer outro acidente ou incidente aéreo, somente a investigação pelos órgãos responsáveis poderá permitir que respostas sejam alcançadas de forma correta e precisa, no intuito de identificar os fatores contribuintes e aprimorar a segurança de voo. Até que um relatório preliminar da investigação seja emitido —no prazo de até 180 dias—, qualquer suposição não passa de especulação infundada e irresponsável.

O SNA reforça a importância das investigações para melhorar o máximo possível a segurança de voo, não só para prevenir novos acidentes, como para evitar a recorrência de casos similares, incluindo a prevenção da fadiga nas operações aéreas.

A partir do resultado de uma pesquisa para medir o nível atual de fadiga dos tripulantes feita pelo SNA em janeiro, ficou claro que o cenário é muito desafiador para os tripulantes.

Em diversas frentes de trabalho, o SNA propôs mudanças para as empresas aéreas em suas operações e para a Anac, com a possível revisão do RBAC 117 (regulamento que trata da fadiga) prevista para o biênio 2023-2024, além de atuar politicamente em Brasília e conseguir que a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) solicitasse uma audiência pública sobre o tema, ainda sem data de agendamento.

O SNA reafirma seu compromisso com a segurança aérea e atua na busca contínua por melhores condições de trabalho dos aeronautas.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe