Home Notícias SNA defende inclusão da pressurização, radiação ionizante e da microvibração como agentes nocivos no projeto da aposentadoria especial

SNA defende inclusão da pressurização, radiação ionizante e da microvibração como agentes nocivos no projeto da aposentadoria especial

4 de julho de 2024

YouTube player

O SNA participou de audiência pública na CPASF (Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família) da Câmara dos Deputados, para debater o PLP 42/23, que regulamenta a aposentadoria especial.

Assista a audiência na íntegra: https://bit.ly/3VSuPsp

Na audiência, o sindicato, representado pelo diretor de Relações Institucionais e de Segurança de Voo, Tiago Rosa, defendeu a inclusão da pressão atmosférica anormal, da radiação ionizante e da microvibração como agentes nocivos no referido projeto.

Tiago lembrou que os aeronautas eram beneficiados com a aposentadoria especial até 1995, quando houve uma alteração na lei. No entanto, apesar de terem o processo de aposentadoria especial negado de forma administrativa pelo INSS, os aeronautas têm êxito pela via judicial, a ponto de o STJ ter determinado um entendimento majoritário em favor destes profissionais sobre o tema, o que gera mais gastos para a União.

O diretor do SNA apresentou ainda um estudo da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) que aponta a exposição à radiação ionizante acima de 28 mil pés de altitude, que é uma altitude que todos estão sujeitos na aviação comercial.

Se aprovado na CPASF, o PLP segue para análise da CFT (Comissão de Finanças e Tributação) e da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania). Depois de passar pelas comissões, o projeto vai ao Plenário da Câmara e, a depender da tramitação, pode ser necessário encaminhar ao Senado.

O SNA continuará atuando em Brasília, junto aos deputados da CPASF, para que a categoria dos aeronautas seja novamente incluída no projeto e irá convocar a categoria, assim que o texto for para votação na comissão.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!