Home Notícias SNA integra campanha internacional contra redução de pilotos em voos comerciais

SNA integra campanha internacional contra redução de pilotos em voos comerciais

15 de agosto de 2023

YouTube player

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) integra uma campanha internacional, conduzida por representantes dos pilotos da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), Alpa (Airline Pilots Association) e da ECA (European Cockpit Association), que tem por objetivo alertar os usuários do transporte aéreo, e a população em geral, sobre os riscos da redução do número de pilotos nos voos comerciais.

Nos EUA e na Europa há um movimento entre empresas aéreas e construtores de aeronaves para que, no futuro próximo, os voos passem a ter apenas um piloto na cabine de comando, com a função do segundo piloto sendo exercida por Inteligência Artificial ou um piloto em solo. Os principais argumentos dessas empresas é de que a redução de pilotos traria economia e isso acarretaria em preços menores ao consumidor.

No entanto, de acordo com estudo realizado pela Alpa, em parceria com o Bryce Space and Technology Group, com as operações de piloto único, as companhias aéreas dos EUA fariam uma economia de cerca de US$ 8,3 bilhões por ano em salários, despesas com pessoal, e benefícios. Este total representa 5% dos US$ 168 bilhões em despesas anuais não relacionadas a combustíveis, incorridos por essas empresas.

Outro ponto que vem sendo debatido é a utilização cada vez maior da IA (Inteligência Artificial), que poderia – de acordo com os defensores da redução de tripulação – substituir um dos pilotos. No entanto, apesar dos desenvolvimentos em automação e das tecnologias aprimoradas na cabine de comando, dois pilotos nos controles continuam sendo fundamentais para a segurança de voo.

Os pilotos conseguem detectar e eliminar possíveis falhas nos sistemas, preenchendo as lacunas da tecnologia, se adaptando em tempo real às mais diversas situações de emergência e imprevistos, portanto, por mais sofisticada que seja, a tecnologia não consegue substituir os pilotos numa cabine de comando.

O SNA, que representa os pilotos brasileiros na Ifalpa, apoia a campanha das três entidades e se manifesta totalmente contrário à intenção de reduzir a tripulação de voo, o que representa sério risco à segurança operacional. O sindicato alerta para um movimento crescente que vem aumentando, com uma campanha cada vez mais agressiva por parte de empresas aéreas e construtoras, que tem como alvo os órgãos reguladores de todo o mundo, incluindo a Icao (Organização Internacional de Aviação Civil).

Clique no link para mais informações: https://tinyurl.com/5cvc23jc

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!