SNA requer à Azul Conecta que cesse a prática de desvio de função dos pilotos para inspeções de segurança e limpeza de aeronaves
17 de março de 2025
O SNA enviou ofícios à Azul Conecta requerendo que a empresa cesse a prática de desvio de função dos pilotos. De acordo com relatos recebidos pelo sindicato, a empresa estaria exigindo que os pilotos realizem inspeções de segurança (AVSEC) após a chegada de voos provenientes de localidades com nível de conectividade AVSEC inferior ao dos aeroportos principais.
Leia os ofícios na íntegra:
Inspeção de segurança: https://bit.ly/4iQVArh
Limpeza de aeronaves: https://bit.ly/43Qjb6Q
A referida inspeção era realizada por agentes de segurança em algumas bases, como Confins e Belém, mas passou a ser atribuída aos pilotos, representando desvio de função.
O SNA alerta que, além de já possuírem uma carga expressiva de atribuições, os pilotos também não receberam treinamento adequado para a realização da tarefa, o que pode comprometer a segurança operacional, uma vez que essa atividade tem sido feita em um tempo de solo reduzido.
O sindicato também recebeu informações de outra prática de desvio de função referente à limpeza das aeronaves. Segundo relatos de pilotos não há equipe de limpeza das aeronaves em algumas bases, obrigando a tripulação a fazer esse serviço para evitar que o ambiente de trabalho e a cabine de passageiros se tornem inadequados para a operação.
O SNA reforça que a situação gera sobrecarga de funções, impacto no ambiente de trabalho e riscos operacionais.
Desta forma, o SNA requer que a Azul Conecta cesse imediatamente as práticas relatadas a fim de evitar os desvios de função a fim de garantir que as normas de segurança sejam cumpridas e que os pilotos não sejam incumbidos de funções que não lhes competem.
Em caso de dúvida entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!