SNA se reúne com a ABSA para tratar de aditivo ao ACT em vigor

6 de outubro de 2023

O SNA se reuniu nesta quinta-feira (5) com a ABSA Aerolinhas Brasileiras S.A. para negociar um aditivo ao ACT, referente à cláusula 3.2.16, que prevê o pagamento de indenização para comandantes e copilotos, devido à impossibilidade de upgrade para deslocamentos de tripulantes a serviço em aeronaves da empresa.

Em abril de 2023 o sindicato questionou a empresa, após denúncias de que a mesma não estaria pagando as indenizações e justificando o não pagamento nos casos que eram oferecidos pela tripulação ativa do voo o descanso no “crew rest”, o que não está previsto no ACT.

Na ocasião, o SNA se colocou à disposição para iniciar as tratativas de um eventual aditivo ao acordo e, na reunião desta quinta, retomou o assunto com a ABSA. Porém, a empresa não apresentou nenhuma contrapartida quanto a possibilidade de um eventual aditivo.

Desta forma, o tema foi retirado de pauta e a empresa deve cumprir o que está previsto em acordo coletivo independente do tempo de utilização do crew rest.

É importante salientar que a pauta de reivindicações das cláusulas econômicas do ACT já foi entregue à ABSA. Assim que houver uma proposta da empresa, os aeronautas serão convocados a deliberar.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!