Gol responde ao SNA sobre as demandas dos tripulantes – itens operacionais

7 de outubro de 2022

Em reunião entre o SNA e a Gol Linhas Aéreas, realizada em setembro, foram levantados, inicialmente, os seguintes temas de interesse do grupo de voo: incompatibilidade de horário na escala e duração do treinamento online dos comissários, problemas do grupo VDC e examinadores/checadores de comissários, que ao retornarem de licença necessitam refazer o curso inicial.

Na ocasião a empresa pediu um prazo para analisar as questões e encaminhou a resposta na quinta-feira (6).

– Incompatibilidade de horário na escala e duração do treinamento on-line dos comissários

A Gol afirmou que os horários estão aderentes ao publicado no PTO (Plano de Treinamento Operacional), aprovado pela Anac, e publicados no Portal do Conhecimento e que, para apoiar os casos de contingência, em que o tripulante optar por fazer fora das dependências da empresa e tenha eventuais problemas com a internet, será acrescido 30 minutos adicionais na escala a partir de novembro.

– Problemas do grupo VDC

Referente aos problemas do grupo VDC, que pela operação específica muitas vezes tem sua remuneração afetada, a empresa afirmou que não encontrou anormalidades que nenhuma mudança de regra ou remuneração desse grupo está em pauta.

– Examinadores/Checadores

Sobre os examinadores comissários que retornaram de licença, ou afastamento e precisaram refazer o curso inicial com uma carência de 12 meses, a Gol afirmou que o RBAC 121 não estipula prazo para descredenciamento, mas que aqueles que foram descredenciados no período que estava vigente o processo do comunicado como regra, terão os seus processos de recredenciamento solicitados à Anac e seguirão o processo conforme previsto no PTO.

O SNA vai se reunir novamente com a empresa no próximo dia 18 de outubro para continuar as tratativas das demandas dos tripulantes.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052