SNA apresenta relatório na Ifalpa e comitê destaca desafios no gerenciamento da fadiga no Brasil

14 de abril de 2023

Em reunião do comitê HUPER (Human Performance) da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), o SNA apresentou o relatório com o resultado da pesquisa para obter dados acerca da satisfação dos níveis de fadiga dos tripulantes brasileiros.

Entre os pontos destacados pelo comitê, estão a preocupação dos tripulantes brasileiros em relatar episódios de fadiga, principalmente por medo de retaliações.

Na ata da reunião o HUPER fez os seguintes apontamentos a respeito do relatório do SNA:

Desafios relacionados ao tratamento do gerenciamento de fadiga no Brasil foram relatados e mostram preocupações do piloto Brasileiro. A pesquisa apresentada no documento enviado pelo sindicato mostra que o medo de retaliação e indisposição a relatar fadiga são fortemente presentes. Quando discutido o assunto em reunião do comitê, a região da Ásia e Pacifico demonstrou ter os mesmos desafios.”

O relatório será encaminhado para o comitê AAP (Accident Analysis & Prevention) e para o SMWG (Safety Management Working Group) para revisão e futuras ações.

O relatório de fadiga, com base na pesquisa feita com os tripulantes. pode ser acessado através do link: https://www.aeronautas.org.br/relatorio-de-fadiga/

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052