SNA se reúne com a Azul para tratar de denúncias de tripulantes

25 de junho de 2018

O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu no último dia 19 com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar de denúncias dos tripulantes e dar andamento às negociações dos temas em aberto.

Durante o encontro foram abordados diversos temas, detalhados a seguir.

– Apresentação dos comissários no portão de embarque (comunicado publicado em 27 de setembro de 2017)
Empresa informou que já havia determinado o retorno das apresentações dos Comissários no CrewDesk (D.O.) e que enviaria de imediato à chefia de comissários tal determinação. Ressaltamos que a jornada de trabalho do tripulante inicia-se na apresentação no CrewDesk.

– Dispensas médicas: DMI e DMF
A empresa afirmou que não foram detectadas irregularidades nos procedimentos. Reforçou que tanto para DMI, como para DMF, não são atribuídas faltas se o aeronauta apresentar o atestado médico. A diferença entre os dois tipos de dispensa é que, na DMI, o aeronauta informa à empresa, com no mínimo 6 horas de antecedência, que não se apresentará para a atividade. Já na DMF, informa a empresa com menos de 6 horas de antecedência. Em ambos os casos, só será atribuída falta se não for apresentado o atestado médico.

– Pagamento de reserva e sobreaviso: discriminação dos valores nos holerites
A empresa pontuou que está seguindo a cláusula 3.2.11 da CCT, que determina que sejam informados, também, o número de reservas e sobreavisos. Uma alternativa está sendo estudada para disponibilizar o valor correspondente em reais para cada item, além da quantidade de horas. A definição de como isso será feito será dada em até 90 dias e estará no novo portal que substituirá o atual Sabre em outubro.

– Auxílio prestado pelos comissários para acomodação de bagagem dos passageiros na aeronave
A empresa informou que há procedimentos a serem seguidos. Se a bagagem estiver fora dos padrões de tamanho ou peso, os despachantes deverão ser acionados para tomarem as providências cabíveis. Os comissários poderão auxiliar desde que não realizem esforços demasiados que possam comprometê-los fisicamente.

– Dias ocultos na escala
A empresa informou que o problema voltou a ocorrer e será resolvido com a implantação da nova versão do sistema Sabre. Vale lembrar que as regras para o dia oculto e repousos publicados continuam vigentes conforme comunicados já publicados pelo SNA. 

Alimentação a bordo
–  Armazenamento da alimentação da tripulação nas aeronaves A320
O armazenamento da alimentação dos tripulantes nas aeronaves A320 não está sendo feito de forma correta. A empresa reconheceu esta falha e informou que, temporariamente, pelo fato de não haver hot boxes suficientes para todas as aeronaves, passará a embarcar alimentos frios, que serão conservados nas condições ideais por gelo seco.  O aquecimento será feito nos fornos momentos antes do consumo.
– Cardápio quente para etapas de até 3 horas nos horários de almoço, jantar ou ceia
A empresa informou que adotará o cardápio quente para voos de até 3 horas nos períodos de almoço, jantar ou ceia.

– Irregularidade nas Escalas / Interrupção de jornada
Aeronautas reportaram denúncias ao SNA informando que realizaram repouso inferior ao mínimo legal. A empresa informou que esta situação ocorreu  pontualmente em virtude da greve dos caminhoneiros.  

– Procedimento Operacional Padrão (POP) para que o escalador respeite o horário de início da reserva mesmo quando o tripulante é antecipadamente acionado
A empresa informou que o POP já foi implementado e a questão está resolvida. 

 – Sistema de assinatura digital no D.O.
A empresa reconheceu que o sistema atual de assinatura digital do D.O. apresenta rotineiras falhas, impedindo que o tripulante registre seu horário de apresentação. Uma nova ferramenta está sendo estudada, via QR Code, que resolverá a questão.

 – Criação de departamento de qualidade na escala
A empresa informou que criará um departamento para monitorar e avaliar os escaladores nos contatos com os tripulantes para que sejam evitadas quaisquer formas de desrespeito e coação aos aeronautas.

 – Testes ergonômicos nas aeronautas A320 e ATR
A empresa informou que os testes já foram finalizados e os resultados serão informados em breve.

– Uniforme
Os uniformes serão disponibilizados no Edifício Garagem – Aeroporto de Viracopos. O prazo para retirada será de 30 dias e a empresa concederá um dia para que o tripulante retire e experimente os uniformes no ato da entrega. Caso seja necessário, os ajustes e eventuais trocas de materiais serão feitos imediatamente. A Azul reforçou o entendimento de que não há qualquer tipo de punição pela não utilização de itens não obrigatórios, como meia calça e maquiagem para as comissárias.

– Esclarecimentos PPR
A Azul esclareceu que as partes relacionadas deduzidas do lucro líquido, que impactaram bastante no valor distribuído aos aeronautas da empresa, são decorrentes de subarrendamento de aeronaves da TAP e da aquisição de dívidas conversíveis (Bonds TAP). Para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho de PPR, a companhia se comprometeu a incluir a definição de termos técnicos contábeis que podem impactar nos valores a serem pagos a título de PPR.

Nosso departamento jurídico fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..